Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog de Palhais

Blog de Palhais, e de outras regiões à sua sua volta...

Blog de Palhais

Blog de Palhais, e de outras regiões à sua sua volta...

25 Set, 2011

Comarca da Sertã

   Olá, estou de volta.

   Depois de quase um ano sem dizer nada por aqui, (outras lutas!), volto hoje aqui a escrever.

 

   Hoje, chamo atenção para o jornal da nossa região. A COMARCA DA SERTÃ. Quinzenário regionalista, que tem como missão dar notícias sobre os concelhos da Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

Este jornal foi fundado em 09 de Maio de 1936. Desde então que leva por esse mundo fora notícias sobre esta nossa bela região. Sim, os emigrantes por esse mundo fora são assinantes e recebem a Comarca nos seus respectivos países de trabalho.

 

   No entanto, e apesar do orgulho que sinto por este jornal, tenho reparos/ sugestões a fazer:

 

- por vezes parece-me que este jornal é demasiadamente partidarizado pelos diversos partidos políticos, com demasiados artigos de opinião, em que consoante as cores políticas assim é o artigo de opinião.

Sugestão: começar a dar mais enfanse às notícias desta região, com rigor e indepêndencia e ter um leque de cronistas um pouco mais isento.

 

 - as notícias, por vezes parece-me que as notícias são feitas à medida de quem está na Presidência da Câmara.

 

Sugestão: tentar ser mais isento em relação ao poder instalado, criando notícias que mostrem o que de bom vai sendo feito, mas também o que (e muito) falta fazer.

 

- para quando um site na internet?

 

- para quando todo o jornal a cores?

 

Nota: Não quero com isto dizer que ache que o jornal tem prestado um mau serviço; muito pelo contrário, acho que é um excelente meio de divulgação e informação da nossa região. Não quero ofender ninguém com estes comentários , mas apenas deixar aqui a minha opinião sincera.

Bem sei que deve ser dificilimo gerir e publicar um jornal da dimensão da COMARCA, mas melhorar está sempre ao alcançe e é desejável.

 

   Por fim, os meus parabéns a que trabalha para colocar este jornal a circular.

   Aqui ficam duas fotos; a 1ª edição da COMARCA,e uma na actualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixo aqui também o link para a página da Wikipédia, onde poderão encontrar outros jornais da Sertã que já não estão em circulação. ( não sabia que tinham existido tantos!!)

 

Jornais da Sertã