Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog de Palhais



Quinta-feira, 03.11.11

REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL -SERTÃ

Olá. cá estou eu novamente para um post!

 

Desta vez venho falar da Reforma da Administração Local, iniciada pelo actual governo.

 

E a propósito desta reforma; foi escrito na COMARCA DA SERTÃ um artigo de opinião de João Pedro Nunes; o qual nesse mesmo artigo, esclarece alguns pontos sobre esta reforma e propõe/sugere, uma nova reorganização do concelho da Sertã. Neste artigo ele sugere que a freguesia de Palhais e Nesperal passem a integrar a freguesia de Cernache do Bonjardim. Que o Marmeleiro passe para a Cumeada, que o Figueiredo e a Ermida passem para a freguesia da Várzea dos Cavaleiros e que o Carvalhal se junte ao Castelo.

Bom, quanto às outras não sei, mas em relação a Palhais, estou de acordo. Não que ache que Palhais não consegue ser freguesia, nada disso. Mas nos tempos que correm, com o desenvolvimento das vias de comunicação e meios de comunicação ao dispor de todos nós de forma bastante razoável, parece-me que se pode prestar um bom serviço às populações com menos burocracia e divisão administrativa dos concelhos. Qualquer cidadão compreenderá que uma freguesia em pleno século XXI com 268 habitantes é uma freguesia bastante diminuída no seu peso enquanto entidade administrativa não fazendo sentido, por razões de racionalidade e serviço público de qualidade ter uma estrutura orgânica autónoma. Como acho, desde alguns anos, Palhais e Nesperal, podem perfeitamente integrar Cernache do Bonjardim; com os respectivos ganhos de dimensão, e acesso a novos serviço para a população, incrementando-se melhorias qualitativas nos serviços prestados às populações. Estou certo, que a união faz a força. Desta forma penso que Cernache, Palhais, e Nesperal devem unir esforços para que num futuro próximo, tenhamos uma grande freguesia que responda às efectivas necessidades das populações e com a qualidade merecida. Por mim, sempre amarei Palhais, será sempre a terra que me viu crescer, e onde me sinto mais feliz. Mas, mudam-se os tempos e as vontades, e não podemos ficar parados no tempo, temos que evoluir e procurar continuamente soluções mais eficazes e eficientes. E parece-me que esta solução responde a estas duas questões.

A confirmar-se esta solução para estas 3 freguesias, penso que se deve trabalhar no sentido de desenvolver/promover a vinda de mais pessoas para esta região; quer através de apoios públicos, quer fomentado a fixação de empresas e pessoas. Se for mesmo para avançar com esta fusão, como espero que venha acontecer; para mim ela só faz sentido se Palhais, e Nesperal, passarem a poder oferecer aos seus habitantes novos serviços com qualidade superior aos actuais. Tal como disse atrás, a UNIÃO FAZ A FORÇA, pois bem, só com espírito aberto e construtivo é que poderemos fazer desta região a mais bela região do concelho da Sertã.

 

Carregue aqui para ler o artigo.

 

Aqui para ver o blog de João Pedro Nunes

 

Sei que talvez este assunto seja sensível e origine diferentes opiniões. Comentem e digam qual a vossa opinião.

 

Até breve

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Nelson Santos às 19:52


13 comentários

De António a 12.11.2011 às 10:59

Espero mesmo que se faça algo para Palhais ficar integrado na freguesia de Cernache, seria muito mau para nós ficar integrado numa freguesia como a Cumeada. Temos de nos unir e fazer com que a nossa vontade chegue à assembleia de freguesia para que votem a favor da integração de Palhais em Cernache, visto que, eles têm uma palavra decisiva.

De José a 14.11.2011 às 16:45

Concordo com o comentário anterior, eu sou do Nesperal e acho que só teríamos a ganhar em nos unirmos a uma grande freguesia como Cernache. Parabéns pelo blog.

De Gabriel a 18.11.2011 às 19:39

Caro bloguer espero que continue o excelente trabalho que tem feito sobre a linda freguesia de palhais e que actualize os conteúdos do seu blog com mais regularidade. Os meus parabéns.

De José a 28.11.2011 às 13:11

Gostaria de questionar o autor do blog se tem conhecimento de mais algum desenvolvimento neste processo?

De Nelson Santos a 29.11.2011 às 00:10

Não sei de mais nada. pelo que li na última "Comarca da Sertã" estará previsto a integração na freguesia da Cumeada. espero que não, prefiro, e penso que faz muito mais sentido, a integração em Cernache juntamente com o Nesperal.
Esperemos que assim seja. Como vivo em Lisboa, não posso acompanhar esta situação como gostaria.
Se alguém souber de algo em concreto por favor partilhe.

De José a 29.11.2011 às 14:25

Então e não poderá fazer chegar a sua vontade ao líder da junta de freguesia de Palhais ou a alguém responsável? É importante que haja união em Palhais neste sentido e a vossa vontade terá de ser respeitada.
Eu sendo do Nesperal penso que será uma transição pacifica, visto que sempre tivemos uma grande ligação a Cernache. Mas espero que em Palhais se faça algo porque quanto mais formos, mais força teremos para lutar pelo nosso desenvolvimento.

De António a 01.01.2012 às 19:08

Um novo ano com Palhais integrado em Cernache? Quem conhecer algum desenvolvimento diga.

De José a 29.02.2012 às 23:21

Não há novidades por aqui?

De Nelson Santos a 03.03.2012 às 13:36

Segundo o que sei, parece que tudo se encaminha para que Palhais fique integrada em Cernache. Mas ainda não sei nada a nível oficial.

De José a 07.03.2012 às 17:31

Posso perguntar em que se baseia para dizer isso? Espero mesmo que sim, ficaríamos a maior freguesia do Concelho!

De Nelson Santos a 07.03.2012 às 19:23

O que sei é pelo que as pessoas vão falando.
Mas como disse, nada sei a nível oficial. Vou tentar saber e deixarei aqui novidades se as houver.

Se alguém souber de algo em concreto que partilhe.

De MAD a 26.08.2012 às 15:48

Gostaria que ajuda-se o MAD (Movimento de Apoio ao Desenvolvimento das freguesias de Cabeçudo, Castelo, Cernache, Nesperal e Palhais) a ser divulgado junto da população da freguesia de Palhais:

http://www.facebook.com/pages/MAD/408005739259711

Movimento de Apoio ao Desenvolvimento (MAD) das freguesias de Cabeçudo, Castelo, Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais

Este Movimento tem como objectivo fundamental a defesa dos interesses das freguesias do Cabeçudo, Castelo, Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais que para além das fronteiras territoriais partilham uma história em comum e diversos serviços, de que são principais exemplos a GNR e os Bombeiros.

Como todos os movimentos, este tem uma motivação para ser criado, sendo essa motivação principal para além da discussão de ideias para o progresso, a inércia e desprezo que a Câmara Municipal da Sertã tem demonstrado para com estas freguesias no decorrer das últimas décadas, vendo-se todas elas afectadas com diversos problemas sendo os mais graves a desertificação como ficou comprovado nos Censos de 2011 e a ausência de investimento por parte do Município nas potencialidades que todas elas possuem.

Estas 5 freguesias representam cerca de metade da população do Concelho da Sertã aí reside a sua força, mas também a sua fraqueza, visto que o poder municipal sempre olhou com algum receio para o crescimento registado pela parte Oeste do Concelho, tendo este receio atingido o seu ponto mais alto com a hipotética aspiração de Cernache se tornar sede de Concelho no final do século passado integrando precisamente as 5 freguesias que este movimento pretende abranger.

Esta ideia poderá parecer actualmente completamente descabida (olhando para a actual reforma da administração local e regional), mas a população destas 5 freguesias, é cerca do dobro da população dos Concelho de Vila de Rei e Pedrogão Grande e semelhantes à população de Oleiros, Figueiró dos Vinhos, Proença-a-Nova e Ferreira do Zêzere, sendo que a vila de Cernache é maior a nível populacional que todas estas vilas sede de Concelho, exceptuando, Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova que têm população semelhante.

O que este movimento se compromete é fazer tudo o que estiver ao seu alcance para promover o desenvolvimento da região mencionada, para além de denunciar o centralismo que tem pautado a acção do Município da Sertã e a pugnar para que os interesses das freguesias acima mencionadas sejam satisfeitos, esperamos a adesão de todos os que pretendam tal como os promotores deste Movimento o desenvolvimento da região e contribuam com as suas ideias e sugestões para que algo possa ser feito para mudar o rumo vigente, queremos vincar que este Movimento não tem qualquer intenção hostil.

MAD

De António a 11.11.2012 às 15:58

Parece que os técnicos no que toca à nossa futura freguesia acertaram, vamos ver se os locais não estragam o parecer!!! Gostaria de saber se tem alguma informação mais concreta da posição da população de Palhais?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Posts mais comentados