Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Blog de Palhais

Blog de Palhais, e de outras regiões à sua sua volta...

Blog de Palhais

Blog de Palhais, e de outras regiões à sua sua volta...

18 Jul, 2010

Festival do caracol

Bem, tinha dito que não sabia se iria ao festival do caracol a Cernache, pois bem; acabei por ir.   Passei por lá e tive oportunidade de comer uma travessa de caracois. Deixem que vos diga que estavam óptimos; para um apreciador como eu, não é fácil eu ficar satisfeito com este petisco, visto que ADOROOOOOOOOOOOO,  caracois. Mas estes estavam óptimos!   Entre as diversas receitas que se podem experimentar aqui vão umas sugestões:   -Caracol à Pescador -Caracol com Caril -Feij (...)
13 Jun, 2010

FAFIC

Olá, cá estou eu mais uma vez, desta vez para falar da FAFIC, acontecimento que se vai realizar na Sertã, na Alameda da Carvalha, nos próximos dias 24 a 27 de Junho. Ainda me lembro de em criança,  ver o anúncio da FAFIC nas traseiras das camionetas da rodoviária. E já me tinha questionado por que que é que nunca mais se teria realizado o FAFIC. Mas ele ai está de volta, e  este ano dedicado às Energias Renováveis.   Seria interessante este conselho debruçar-se sobre este (...)
10 Abr, 2010

Dr. Farraia

Aqui estou a escrever mais um post, mas desta vez para falar de um assunto um pouco triste, mas ao mesmo tempo de uma pessoa que ficará para sempre na memória desta região. Faleceu o Dr. Farraia, perdemos um homem que sempre se dedicou ajudar o próximo, morreu com 102 anos vitima de pneumonia no hospital da Luz em Lisboa. Um médico que a maioria das pessoas desta região, principalmente as mais velhas, lembra com bastante saudade, respeito e grande consideração. Pessoalmente (...)
28 Mar, 2010

Sapo Local

Olá a todos, aqui vai  o link da página do Sapo Local, relativo a esta região.   Nesta página poderão encontrar todo um conjunto de informações sobre esta região.   Sapo Local      
21 Mar, 2010

Mudança

     Já faz bastante tempo que não publico nada neste blog, com muita pena minha, visto que esta terra tem muito para falar e mostrar. A razão desta situação, prende- se com o facto de estudar,trabalhar,e viver em Lisboa, (quem me dera estar em Palhais!) mas a vida assim se proporcionou, e como em Lisboa toda a gente corre, corre, sem saber bem para onde, eu não fujo à regra; desta forma sobra-me muito pouco tempo para ir actualizando este blog. Também tenho outro blog, e que (...)
06 Jan, 2009

Cantigas

    Aqui vão duas quadras da tradição oral de Palhais:   Quem me dera ter uma mãe, nem que ela fosse uma silva, nem que ela me pica-se, sempre era a minha mãe.   Quando era galo novo, pelas frangas era amado, agora que sou galo velho, tenho o rabo depenado.   (tradição oral)  
06 Jan, 2009

Esta terra!

    Durante muito tempo, pesquisei na internet sobre esta freguesia, no entanto só encontrei informação institucional,tirando uma pequena história da freguesia, e um sitio que fala de alguma gastronomia, nada existe(pelo menos que eu tenha encontrado!) que dê a conhecer esta terra  as suas tradições,gentes e lugares. Espero que este blog sirva para  divulgar e dar a conhecer melhor esta terra do fundo do concelho da Sertã.